©2010-2019 by Colecionadores de Ossos®. Todo conteúdo aqui disponível pertence aos Colecionadores de Ossos ®. Não é autorizada a reprodução de textos ou imagens deste site. O uso comercial de qualquer conteúdo aqui disponibilizado é expressamente proibido.

HISTÓRICO

A iniciativa "Colecionadores de Ossos" foi criada no início de 2010 pela paleontóloga Aline M. Ghilardi, inicialmente sob a forma um blogue independente de divulgação científica. Mais tarde, no mesmo ano, Aline juntou-se a Tito Aureliano e outros colegas, unindo forças pela divulgação da Paleontologia e das Geociências no Brasil.  Em 2011, o blogue "Colecionadores de Ossos" foi selecionado para integrar a plataforma Science Blogs Brasil, um condomínio certificado de blogues de Ciência brasileiros, financiado pela National Geographic. Foi nesta plataforma, que o trabalho da equipe atingiu, pela primeira vez, grande popularidade nacional.

Com o progressivo declínio de interesse pelos blogues e o grande avanço das redes sociais, Aline decidiu criar a página do Facebook dos "Colecionadores de Ossos" no fim de 2012. Pouco depois ela também criou um perfil no Twitter para a rede. Foi quando ela e Tito passaram a comandar juntos a iniciativa, com a apoio de parceiros de todo Brasil. Em 2014, Tito Aureliano sugeriu migrar a iniciativa também para o YouTube. Assim tiveram início as  atividades audiovisuais da equipe. Os "Colecionadores de Ossos" passaram, então, a produzir diversos vídeos independentes de divulgação científica, alguns financiados por meio de bolsas de extensão ou via crowdfunding, mas a maioria feita com muito carinho e dedicação no tempo livre dos pesquisadores. O canal, hoje, conta com comunidade engajada e participativa e é o carro chefe do grupo. Tornou-se o maior canal de Paleontologia e Geociências do mundo, realizado por cientistas da área de maneira independente. O canal oferece diálogo direto entre a audiência e pesquisadores atuantes na área, oferecendo espaço para qualquer paleontólogo que queira divulgar seu trabalho. Ademais, sempre buscamos trazer especialistas para discussão de temas específicos que sejam do interesse do público. Mais recentemente, temos tentado levar os vídeos cada vez mais para dentro dos laboratórios de pesquisa e para o ar livre, acompanhando de perto o trabalhos dos pesquisadores, mostrando os métodos utilizados por eles em suas pesquisas. 


Fora das redes, os "Colecionadores de Ossos" também realizam palestras, cursos e oficinas. Conversamos com todos os tipos de públicos, desde crianças e adolescentes, à idosos.  Nossas atividades, nos últimos anos, foram especialmente focadas em comunidades rurais do sertão nordestino, área com ampla ocorrência de fósseis. A parceria com o povo local sempre foi muito importante para as pesquisas e sempre buscamos dar o justo retorno da Ciência à população.


Em paralelo, produzimos livros, cartilhas, brinquedos, jogos digitais e de tabuleiro, todos com o intuito de divulgar Ciências, em especial a Paleontologia, no Brasil. Gostaríamos muito também de exportar a Paleontologia brasileira para o mundo e, nos últimos anos, temos nos empenhado para nisso. Entre 2012 e 2013 foram produzidas livros e cartilhas didáticas como "Tesouros do Araripe", "A Paleontologia e os Fósseis de Pernambuco" e "Aprendendo Ciências com a Paleontologia e os Fósseis de Pernambuco",  em parceria com grupos de pesquisa do Nordeste. Em 2013 publicamos o jogo de tabuleiro "Mesozoic Tales", distribuído internacionalmente. O jogo é uma aventura que mistura diversão e divulgação científica. Atualmente, estamos produzindo dois jogos de videogame no estilo RPG, que envolvem seres pré-históricos brasileiros, além de uma série de aventuras didáticas para RPG de mesa. Em 2016 publicamos o livro de ficção-científica "Realidade Oculta", de autoria de Tito Aureliano, com consultoria e edição de Aline Ghilardi. Este livro ganhou muita popularidade no Brasil, usando ficção para divulgar a Paleontologia nacional. Ele deu início a criação da franquia "Dino Hazard", encabeçada por Tito Aureliano, que atualmente está empenhada na produção de bonecos colecionáveis de dinossauros brasileiros e de quadrinhos, que pretendem ajudar a divulgar a Paleontologia nacional.

 
 

Dra. Aline M. Ghilardi

Paleontóloga e Bióloga 

  • Branca Ícone Instagram
  • lattes-icone

Tito Aureliano

Paleontólogo e Geólogo 

  • Branca Ícone Instagram
  • lattes-icone

Co-diretor dos 'Colecionadores de Ossos', Tito é graduado em Geologia pela UFPE e realiza Mestrado em Geociências pela Unicamp.

Atualmente, também é pesquisador associado do Laboratório de Paleoecologia e Paleoicnologia da UFSCar, no Brasil, e da Sociedade de História Natural, de Portugal, onde desenvolve projetos com histologia e morfometria de dinossauros e outros tetrápodes.

Tito trabalha, também, como produtor de conteúdo audiovisual e literárico, e consultor técnico-científico nas áreas de educação, museus, cinema e televisão, além de ter experiência com consultoria geológica e paleontológica em obras de mineração de petróleo e argila.​

Já escreveu livro, criou jogos e produziu diversos vídeos didáticos e de divulgação. Oferece regularmente palestras, cursos e workshops para escolas, empresas e universidades.

 

Parceiros e colaboradores

Ao longo dos anos, contamos com o apoio e a colaboração de diversos colegas e profissionais das áreas de Paleontologia e Geociências. Gostaríamos de agradece-los: