Paleocurta: O que é a Geomicrobiologia?

Caros leitores, vocês já ouviram falar em microbialitos, estromatólitos, trombólitos, leiolitos? Bom, esses nomes estranhos são matéria de estudo da geomicrobiologia.

A geomicrobiologia nada mais é uma ciência dentro da geologia e paleontologia que busca entender estruturas organosedimentares construídas por atividade bacteriana, tais quais os famosos estromatólitos de Shark Bay, na Austrália, que datam cerca de 3,5 G.A.

Estromatólitos de Shark Bay, Austrália. Fonte: www.sharkbay.org

A geomicrobiologia nos dias atuais está em crescente desenvolvimento no Brasil, tendo em vista a bacia de Campos, um dos maiores reservatórios de petróleo do país. Mas afinal, o que a geomicrobiologia tem a ver com o petróleo? Segundo literatura cientifica, esses reservatórios são de origem microbial, ou seja, um dia foram estromatólitos. Os estromatólitos são prédios sedimentares bastante porosos, por isso sua facilidade em armazenar óleo.

Mas até ai falei da importância econômica, e a histórica?
Bom, essa introdução foi apenas uma breve apresentação da geomicrobiologia. Se você se interessou pelo assunto, fique atento as próximas postagens, voltarei a falar das rochas de origem microbial e como elas ajudam a caracterizar paleoambientes desde lá no Arqueano, tempo que a vida começou a aflorar nesse fantástico planeta. Aguardem!

Maiana Avalone

Author & Editor

Professora, Doutora e apaixonada por Paleontologia, me dedico, além das pesquisas, à divulgar ciência para o público geral.