Quando a vida quase acabou

Hoje, comemorando o regresso das postagens nos Colecionadores de Ossos, depois de um período acadêmico conturbado para todos os integrantes, teremos a revisão do livro “When Life Nearly Died” ('Quando a vida quase acabou'), de Michael Benton, por Tito Aureliano:


Eu gosto da maneira que o Dr. Mike Benton escreve, não só porque o meu primeiro livro de Paleontologia da infância, aos nove anos, foi um dos livros dele, mas também porque é uma leitura didática e com um bom ritmo.

No caso de “When Life Nearly Died”, Dr. Benton nos conta sobre a famosa e estrondosa Extição Permo-Triássica. Entretanto, esse livro se diferencia das outras literaturas à respeito pois dá uma geral em aspectos conceituais diversos que vão além dos fósseis do Permiano. Ele descreve primeiros estudos de Geólogos e Zoólogos europeus e seus intermináveis debates para aceitarem o conceito de Extinção em Massa, que seria o de uma perda de um grande número de Famílias em um curto período de tempo. E ele vai fundo nos debates, argumentos e contra-argumentos durante os dois séculos de pesquisa sobre o assunto.
Apresenta também conceitos gerais a respeito de extinções em massa. Muito bem ilustrado com gráficos informativos. Em um segundo momento da leitura, Dr. Benton dá enfoque especificamente à fauna permiana encontrada em algumas localidades.
Eu aconselho esse livro para os que desejam saber não só à respeito da grande Extinção Permo-Triássica, como também conceitos gerais diversos que orbitam esse assunto.
Está aprovado!
Vocês podem encontrar esse livro usado em bom preço aqui:



Boa leitura!!

Tito Aureliano

Author & Editor

Professora, Doutora e apaixonada por Paleontologia, me dedico, além das pesquisas, à divulgar ciência para o público geral.